A Pandemia ocasionada pela Covid-19 vem modificando a rotina da população mundial, principalmente na área médica, afetando de simples consultas à cirurgias. O Modo de transmissão e a grande diferença de manifestação clínica , geram incertezas, onde alguns pacientes podem ser assintomáticos e outros se apresentam gravemente enfermos, obrigando o mundo agir de forma diferente. A princípio, cirurgias eletivas foram canceladas e postergadas e cuidados novos e extensivos de proteção foram protocolados para segurança dos profissionais e dos próprios pacientes.
Quer saber qual é o período de tempo recomendado entre a recuperação das COVID-19 e a cirurgia plástica eletiva para minimizar as complicações pós operatórias?
O momento da cirurgia eletiva após recuperação do COVID-19 utiliza categorias baseadas em sintomas e gravidade. Tempos de espera sugeridos a partir da data do diagnóstico COVID-19 até a cirurgia:
-Paciente assintomático ou recuperação apenas de sintomas leves não respiratórios.
(4 Semanas)
-Paciente sintomático (por exemplo, tosse, falta de ar) que não necessitou de hospitalização.
(6 Semanas)
-Paciente sintomático diabético, imunocomprometido ou hospitalizado.
(8-10 Semanas)
-Paciente que foi internado em uma unidade de terapia intensiva devido à infecção por COVID-19
(12 Semanas)
O mais importante é a consulta de pré operatório com um Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para individualizar seu caso e estabelecer o melhor protocolo conforme a complexidade de sua cirurgia.


